DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ENEVA inaugura o Complexo Parnaíba

Localizado em Santo Antônio dos Lopes (MA), o Complexo Parnaíba opera, atualmente, com capacidade instalada de 845 MW


A ENEVA inaugurou nesta quinta-feira (7/11) o Complexo Parnaíba, um dos maiores complexos de geração de energia termelétrica a gás natural do Brasil, localizado em Santo Antônio dos Lopes (MA). Autoridades prestigiaram o evento, entre elas o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, representando a Presidenta da República Dilma Rousseff, e a Governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney. A cerimônia de inauguração do Complexo Parnaíba contou com a presença de mais de 350 convidados. O empreendimento, pioneiro por integrar a produção de gás natural à geração de energia, já opera com capacidade instalada de 845 MW.

“Este Complexo representa a garantia de energia para todo o Maranhão e também para o Brasil”, declarou o Ministro Edison Lobão. Para a Governadora Roseana Sarney, o empreendimento faz do estado um novo polo de gás e energia. “No próximo ano, com a entrada das demais usinas em operação, este será o maior complexo de geração de energia a gás natural do País”, afirmou.

Integram o complexo as usinas termelétricas Parnaíba I, Parnaíba II, Parnaíba III e Parnaíba IV. Atualmente, já estão em operação as usinas Parnaíba I (676 MW) e Parnaíba III (169 MW), fornecendo energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos próximos meses, com a entrada em operação das demais usinas, o Complexo Parnaíba deverá alcançar a marca de mais de 1.400 MW operacionais.

“O Complexo Parnaíba é um projeto exitoso, e o Brasil precisa de outros projetos como este. Além de gerar energia firme ao País, gerou emprego e oportunidade para a região”, destacou Eduardo Karrer, Diretor-Presidente da ENEVA. A inauguração teve a participação do Presidente do Conselho de Administração da ENEVA, Jorgen Kildahl, que enfatizou em seu discurso o papel estratégico da sócia E.ON para o crescimento da companhia.

O gás natural que abastece as usinas do Complexo Parnaíba é produzido pelos poços produtores da Bacia do Parnaíba e representa cerca de 40% da produção em terra (onshore) do combustível no Brasil. Atualmente, o consumo de gás natural pelas usinas é de cerca de 5,5 milhões de metros cúbicos por dia.


Foram decorridos apenas 18 meses do início das obras até a entrada em operação da primeira turbina do Complexo, em fevereiro de 2013. No auge da construção, chegaram a ser gerados 3.700 empregos diretos. O Complexo Parnaíba tem capacidade licenciada para alcançar até 3.722 MW.


Sobre a ENEVA
A ENEVA atua na geração e comercialização de energia elétrica e possui negócios complementares na exploração e produção de gás natural. A Companhia tem, atualmente, capacidade instalada bruta em operação de 2,3 GW e constrói mais de 580 MW adicionais, estando assim entre as maiores empresas privadas de geração de energia elétrica no Brasil. A ENEVA possui ainda participação em blocos terrestres de gás natural na Bacia do Parnaíba, integrados a usinas de geração próprias, com produção média contratada de até 8,4 milhões de metros cúbicos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog