DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

sábado, 12 de maio de 2012

Estudos são frágeis e necessitam de maiores informações sobre impactos à biodiversidade


Diques da Baixada: "Estudos são frágeis e necessitam de maiores informações sobre impactos à biodiversidade" afirma pesquisadora

Em reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente-CONSEMA realizado em abril, na cidade de Viana a professora e pesquisadora Flavia Mochel afirmou que o  Projeto "Diques da Baixada" apresentado para os conselheiros não comporta os estudos necessários para uma real avaliação de possíveis impactos ambientais, especialmente os de natureza biológica, com a construção do(s) dique(s). 

Segundo Flávia " Como informado pelo próprio autor do Projeto, o dique aumentará  o tempo de permanência das águas na Baixada. Entretanto, não se mostrou como isso vai afetar os ciclos das espécie, em particular daquelas de importância social, economica e ecológica para a Baixada, como o jurará, a jaçanã, as plantas diversas, que estão adaptados ao regime sazonal de cheias e secas atual. E nem os impactos sobre as áreas de manguezais". 

O autor (Sr. Marcio Vaz), na reunião, disse "que não é possível conhecer tudo quando se faz um projeto". Mas, foi refutado pela pesquisadora que afirmou, a necessidade de inserir essas dimensões na análise de impactos do projeto e que na UFMA  existem especialistas aptos, que conhecem várias espécies de fauna e flora da Baixada que não foram procurados, nem ouvidos no momento em que o projeto estava sendo elaborado. Flavia ainda colocou-se a disposição para outras reuniões/ apresentações sobre o tema, bem como contatar colegas especialistas que tem pesquisas na Baixada e que podem contribuir com essa discussão, vital para a população e sociedade maranhense.

Projeto:
O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 60 km de diques de cerca de 2m de altura que farão a contenção da água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce.

Com informações da Profª Flavia Mochel (Ufma)

Edição: Reentrâncias
http://reentrancias-ma.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog