DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lançamento do livro Plantas Úteis do Maranhão - Região da Baixada


Acontece hoje, no Palácio Cristo Rei, o lançamento do livro “Plantas Úteis do Maranhão - Região da Baixada” do Professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Urbano Pinheiro, às 19 horas, com mesa formada pela PROEX e pela FAPEMA que incentivaram e financiaram o livro.

“Plantas Úteis do Maranhão – Região da Baixada” é resultado do trabalho realizado pelo professor nos últimos dez anos na Baixada Maranhense com o projeto Geração de Renda, Inclusão Social e Recomposição de Matas Ciliares por Comunidades Ribeirinhas na Área de proteção ambiental (APA) da Baixada Maranhense, o livro conta também com um catálogo de mais de 150 espécies.

Participaram também da publicação a Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA, Naíla Arraes de Araujo, e o Agente de Saúde Galdino Cardinal Arouche, que representa a parte do conhecimento tradicional na elaboração do livro.

Sobre o Autor:

Prof. Claudio Urbano B. Pinheiro é Ph.D. em Biologia pela City University of New York, USA. Na Biologia, é dedicado à Botânica, mais especialmente a Botânica Aplicada, a Etnobotânica e a Botânica Econômica. Publicou, até o momento, 23 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 40 artigos em anais de congressos no Brasil e no exterior, 2 livros e 6 capítulos de livros. Como professor, tem orientado um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Coordenou, de 2002 a 2010, o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas – PPGSE (Mestrado), na UFMA.

Em 2007, foi contemplado com a Medalha de Mérito Etnobotânico J. W. Harshberger, outorgado pela Academia Nacional de Botânica da Índia, para 2007, pela sua contribuição à Etnobotânica e aos Estudos sobre Recursos Vegetais no Estado do Maranhão e no Brasil.

Em 2008, com o projeto de pesquisa Geração de Renda, Inclusão Social e
Recomposição de Matas Ciliares por Comunidades Ribeirinhas na Área de proteção ambiental (APA) da Baixada Maranhense, foi contemplado com o 2º lugar na categoria Ambiental, do Prêmio Samuel Benchimol de Desenvolvimento da Amazônia. Este projeto, em 2009, recebeu financiamento do CNPq para sua execução e está em andamento.

Em 2009, foi contemplado com o primeiro lugar no Prêmio FAPEMA, Categoria Pesquisador Sênior, pelos resultados de seus estudos com matas ciliares no Maranhão.

O trabalho na Baixada Maranhense, nos últimos dez anos, resultou no livro Plantas Úteis do Maranhã0-Região da Baixada, em lançamento.


Informações Gerais

Formação Acadêmica:
-Engenheiro Agrônomo – Universidade Estadual do Maranhão, Brazil (1980)
-Especialista em Botânica Econômica – The New York Botanical Garden, USA (1984)
-Mestre em Biologia – City University of New York/New York Botanical Garden,USA (1995)
-PhD em Biologia – City University of New York/New York Botanical Garden, USA
(1997)

Situação Profissional Atual:
-Professor Associado I – Universidade Federal do Maranhão (Departmento de
Oceanografia e Limnologia, Estado do Maranhão.


Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Mayara Moraes/ASCOM/UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog