DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

domingo, 24 de abril de 2011

Aumoré de Castro Alvim, lançou livro de contos e crônicas

PINHEIRENSE LANÇA LIVRO DE CONTOS E CRÔNICAS


Aimoré Alvim no centro da mesa em evento da APLAC realizado em Pinheiro com demais confrades

O escritor, médico, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, Aymoré de Castro Alvim, lançou nesta semana o seu segundo livro sobre a evolução, tradições e fatos pitorescos da cidade de Pinheiro (333 km de São Luís). O lançamento do livro “Crônicas e Contos de um Pinheirense” (Edições Aplac. 107p) aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina, no Renascença.
Promovido pela Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências (Aplac) e Livraria Papiros do Egito, a noite de autógrafos foi prestigiada pelo secretário de Saúde de São Luís, Dr. Gutemberg Araújo; o vice-presidente da Aplac, José Agnaldo Mota, representando o seu presidente, José Márcio Soares Leite; a escritora e secretária da Aplac, Maria Rita Gonçalves; a Professora da UFMA, Andréa Pires.


O lançamento foi prestigiado também pelo desembargador Lourival Serejo; a poetisa Dilercy Adler, a livreira e professora aposentada da UFMA, Moema Alvim, que faz a apresentação do livro; o professor da UFMA, Manoel da Conceição Silva, autor da bandeira de Pinheiro; a superintendente da Fundação Sousândrade, Regina Luna, o empresário e professor aposentado da UFMA, Mário Cella; Dona Inêz Castro, mãe do escritor; representantes do CRM/MA, professores e servidores da UFMA.
Décadas de 40 e 50

Contos e Crônica do Pinheirense Aymoré Alvim, narra com bom humor, costumes, tradições e fatos pitorescos da cidade de Pinheiro

Integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Sociedade Maranhense de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão, Academia de Medicina do Maranhão, amigos e parentes do escritor também prestigiaram o evento. Em 30 contos e crônicas, o autor descreve com texto refinado e humor inteligente episódios pitorescos da sua infância e juventude e acontecimentos da sua terra natal.
Em “Coisas da Política de Pinheiro”, Aymoré de Castro Alvim narra um episódio hilário que aconteceu durante a visita do então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, à Pinheiro, em 1959, na campanha de Getúlio Vargas para a presidente da República. No livro, Alvim também descreve procedimentos médicos e farmacêuticos das décadas de 40 e 50, curiosidades, costumes e diferenças da Pinheiro de outrora.

Fotos dos imortais da APLAC em Pinheiro Maranhão

Foto dos Imortais da APLAC, em Pinheiro, Maranhão. Autor...

“A cidade era menor. A área urbana não ia além do bairro de Alcântara. Veículos a motor? Só dois caminhões: o “Cavalo Preto”, da Prefeitura, e o “Periquito Verde”, dos Gonçalves”, diz Alvim. E completa: “Nada de assaltos, drogas e outras tantas coisas trazidas pelo progresso ou pela modernidade. As viagens para São Luís eram feitas em barcos à vela de Franco Castro, Chico Silva ou do Chiquinho Azevedo. Outra opção era o teco-teco do Comandante Maranhão”, recorda Aymoré Alvim

FONTE: www.radarluminense.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog