DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Histórico de Turiaçu

A origem de TURIAÇU remonta ao século XVII, mas foi somente no século seguinte, mais precisamente em 1754, que ocorreu sua elevação à condição de "lugar",quando passou a ter juiz vintenário. A primeira povoação, com o nome de São Francisco Xavier do Turiaçu, e por onde passou o então governador e capitão - general do Maranhão, Gonçalo Pereira Lobato e Souza, foram atacados pelos índios, que destruíram as edificações existentes e mataram quase todos os habitantes.


Enviado Por: Professor Cláudio Ribeiro
http://lh4.ggpht.com/_apMuh1cp1ls/TDGZFQix6gI/AAAAAAAACCg/BsyA0faJvrA/s512/f-3-9-5504299claudioribeiro.jpg
Professor Cláudio Ribeiro homenageia a cidade de Turiaçu; Foto: Cláudio Ribeiro

Os sobreviventes do massacre desceram o rio Turiaçu até a costa e, em uma ilha, assentaram nova povoação. Não demorou muito para que esta também fosse abandonada, desta vez por causa da epidemia de bexiga, que fez muitas vítimas.


A atual cidade foi antigamente uma fazenda de propriedade do português José Antônio Fernandes. Sua elevação à categoria de vila e município, depois de ter passado longos anos sob jurisdição do Pará, deu-se no ano de 1833, ocorrendo instalação a 13 de fevereiro de 1834. Pela lei nº 897, de 11 de julho de 1870, TURIAÇU foi elevada à categoria de cidade.

Filhos mais ilustres: LUIZ ANTÔNIO DE OLIVEIRA JÚNIOR(BARÃO DE TROMAÍ); DR. LUIS DOMINGUES DA SILVA ( EX-GOVERNADOR DO MARANHÃO ); DOM JOAQUIM GONÇALVES AZEVEDO ( FOI ARCEBISPO PRIMAZ DA BAHIA); PROF. GONÇALVES AZEVEDO; PROF. CARLOS NASCIMENTO; PROF. ANTONIO AUGUSTO, ENTRE OUTROS. A Comarca de Turiaçu foi disputada por ilustres magistrados.

Foram seus juízes: MARTINS COSTA, BARRADAS,SILVA BRAGA, AZEVEDO CORREIA( Pai do poeta Raimundo Correia, o qual nasceu a bordo de um vapor que fazia viagem de Turiaçu a São Luis), BARROS E VASCONCELOS,VIRGÍLIO GORDILHO,BELMONT,VIANA GUILHON, POGGI DE FIGUEREDO, TASSO COELHO, CAIO LUSTOSA, MOURÃO RANGEL.

Perfil Político-administrativo:

* De 1834 a 1890 - Câmara Municipal (15 presidentes)
* De 1890 a 1921 - Intendentes ( 11 intendentes )
* De 1921 a 1948 - Prefeitos nomeados (15 prefeitos )
* De 1948 aos dias atuais - Prefeitos eleitos pelo voto direto ( 15 prefeitos........
Amanhã tem mais sobre a história de Turiaçu, por Cláudio Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog