DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que fez Dilma aparecer

Longe de mim brigar com a estatística, pois os números não mentem jamais. Vejam acima que interessante: o PT tem 10,0% das prefeituras no Brasil, mas teve a sorte de ser escolhida aleatoriamente para ter 17,8% cidades dirigidas pelo partido pesquisadas pela CNT/Sensus. Poderíamos dizer que o PT teve uma sorte de 78% a mais do que o normal.
Já o PSDB e o DEM, que comandam 23% das cidades brasileiras, tiveram apenas 14% das cidades por eles dirigidas selecionadas para compor a amostra da pesquisa CNT/Sensus. Tiveram um azar de quase 40% a mais do que o normal. Entre todos os partidos, ninguém teve mais sorte do que o PT.
 
E ninguém teve mais azar do que o DEM e o PSDB. Mera casualidade, vocês não acham? Longe de mim brigar com a estatística e com a tal amostra aleatória probabilística que garantiu números que desempacaram a Dilma.
Agora, pergunta lá para a CNT/Sensus se eles topariam fazer uma pesquisa invertendo a amostra. A resposta seria uma só: aqui, ó, Arres Ésoj!
Para que fique bem claro, partimos de uma premissa bobocamente básica: se uma cidade é governada pelo PT, é mais simpática ao PT; se é governada pelo DEM, é mais simpática ao DEM; se é governada pelo PSDB, é mais simpática ao PSDB.
Portanto, mesmo que a amostra fosse aleatória probabilística, este fator pesa, sim. E pesa muito! E vale quanto pesa. Que o diga quem comprou a pesquisa a peso de ouro.
Comentário do blog: Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico? Sim, desde que se faça uma conta contra Serra e a favor de Dilma: ele teria três a menos (30,2%), e ela, três a mais (30,8%). É a conta que um petista faria. E que alguns "sites" isentos têm feito.
Mas se pode fazer também o inverso: uma conta a favor de Serra. Nesse caso, ele é que teria três a mais (36,2%) e ela é que teria três a menos (24,8%). Para o articulista da Veja, Reinaldo Azevedo, diante dessa análise um "empate técnico pode se transformar, num átimo, numa diferença de quase 12 pontos a favor do tucano: ou seja, nada Menos de 15 milhões de votos. Com informações do blog Coturno Noturno.


Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog