DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gas natural em Capinzal do Norte

Capinzal do NorteO grupo EBX, do bilionário Eike Batista, achou uma grande jazida (sete blocos) de gás natural no município de Capinzal do Norte, distante cerca de 260 km de São Luís. Por causa da descoberta, a empresa decidiu construir uma termelétrica na cidade com capacidade para produzir 1.000 megawatts de energia, que utilizará o gás como combustível. A informação é do secretário de Planejamento, Gastão Vieira.
Há 30 anos a Petrobras pesquisou a existência de petróleo e gás na região. Fez escavações em Santo Antonio dos Lopes e Dom Pedro, sem sucesso.
De acordo com o secretário, a EBX só está aguardando a licença ambiental para dar início aos investimentos na região cujo perfil econômico totalmente modificado. "Será uma mudança completa numa área que não tinha nenhuma perspectiva de futuro antes dessa descoberta. É uma região que vai explodir. Essa é apenas uma amostra que o Maranhão decolou para o desenvolvimento", afirma o secretário.
A EBX, segundo Gastão Vieira, fez até empréstimos para construir a termelétrica.  A empresa já adquiriu grande quantidade de terras em Capinzal do Norte. A perfuração dos poços no município deverá ser iniciada no primeiro trimestre de 2010. Na entrada da cidade já foi construído até um galpão da empresa, onde centenas de empregados trabalham na preparação das operações para a exploração do combustível. Essa exploração será realizada por meio de parceria com a OGX, que atua no setor de petróleo e gás, e também pertence a Eike Batista.
Em outubro, durante o Painel Empresarial 2009, o empresário informava que o grupo presidido por ele estava investindo R$ 310 milhões na pesquisa de petróleo e gás na Bacia Pará-Maranhão (reveja).
Quem anda feliz da vida com a descoberta é o ex-prefeito Raimundo Mouzinho (Santo Antonio dos Lopes). A fazenda Maravilha, de sua propriedade, localizada em Capinzal do Norte, seria um dos pontos principais da exploração de gás pela EBX. O homem sonha dia e noite com os royalties decorrente da exploração que a empresa fará em suas terras.
Para entender: todo o subsolo brasileiro pertence à União. No caso em questão, a empresa de Eike Batista teria direito à exploração do gás e os proprietários dos terrenos aos royalties.
Nota: Texto alterado às 20h30 para acréscimo de informações.
Por: Décio Sá (Imirante.com)



Chegou Windows 7. Agora com exibição de redes sem fio. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog