DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

domingo, 18 de outubro de 2009

A saúde pública de Turiaçu

Um leitor denuncia no blog de Garrone o caos na saúde pública de Turiaçu; na data de 30 de setembro de 2009 Willian Rocha Silva denunciou ao blog a situação da saúde pública no município de Turiaçu. Faço questão de destacar o relato de Willian para que as autoridades competentes possam tomar conhecimento e agir de acordo com as necessidades dos casos denunciados.
 

1. Existem no município 20 postos de saúde, credenciados pelos SUS, mas estão todos fechados à população do município, e a Secretaria de Saúde alimenta ficticiamente o sistema do Ministério da Saúde, como se todos estivessem funcionando normalmente.

 

2. Das seis equipes do PSF (Programa Saúde da Família) credenciadas pelo município, três são fictícias ou fantasmas (só existe no papel); uma funciona dentro do hospital; e as outras duas no Centro de Saúde na sede do município, coisa que não pode acontecer, pois as mesmas equipes de saúde da família com cento e sete agentes comunitários de saúde estão credenciadas junto ao Ministério da Saúde, para trabalharem uma no pólo da sede e cinco nos pólos zona rural. Não podemos esquecer que dessas cinco, três equipes só existem no papel. O Ministério da Saúde poderá ir nas localidades credenciadas, que a população vai confirmar o que nós estamos dizendo. (dados fornecidos pelo DATASUS).

 

3. Existem dois médicos contratados para trabalhar no hospital municipal, só que um trabalha vinte dias corridos e o outro trabalha dez dias corridos. Todos trabalham em forma de plantão, ou seja, 240 horas por 10 dias ou 480 horas por 20 dias, pois os mesmos não moram no município, sempre chegam atrasados, deixando a população padecendo na espera. E quando tem cirurgia à noite o médico não atende emergência e nem consulta no outro dia, deixando assim dezenas de pessoas doentes sem atendimentos.

 

4. 98% dos atendimentos de emergências são realizados pelos Auxiliares de Enfermagem, pois os médicos sempre exaustos e estressados deixam todos os procedimentos, sem exceção, nas mãos dos auxiliares de enfermagem.

 

5.  No hospital de Turiaçu, o médico dá alta aos pacientes menos de 24 horas depois da cirurgia, para diminuir as despesas do hospital, mas cobra dos SUS, 03 dias ou mais.

 

6. O médico que dar o expediente de 20 dias corridos no hospital é o Dr. Edilson Sousa Pereira, que vem a ser o diretor clínico da Unidade Mista Elvira Carvalhal e assina as AIH'S, e está cadastrado como médico do Programa Saúde da Família - PSF.

 

7. Como é que um médico que dá 20 dias de plantão no hospital, ou seja, ele fica sozinho esse 20 dias no hospital, vai poder desenvolver o seu trabalho de medicina preventiva no PSF, cujos os profissionais  tem uma carga horária de 40 horas semanais?

 

8. Pacientes do Hospital Elvira Carvalhal  foram transportados de Turiaçu para o hospital de Pinheiro em carroceria de D. 20, como aconteceu com três pessoas acidentadas. A D 20 é do senhor Getulio da Paz,  e foi alugada pela prefeitura para servir de ambulância.

 

9. Os quatro postos de diagnóstico de malária e doença de chagas, nos povoados de Nova Caxias, Antônio Dino, Vila dos Crentes e Porto Santo, a atual administração demitiu todos os Microscopista e fechou os postos. No posto da sede, que funciona dentro do hospital, o Secretário de Saúde do Município, demitiu o microscopista e colocou uma pessoa leiga, funcionária essa que nunca passou por nenhum treinamento na Regional de Pinheiro para desenvolver tal função. Recentemente a mesma deu vários diagnósticos falsos, mas os pacientes estavam com protozoário plasmodium falciparum, ou seja, todos estavam com malária.

 

William ainda faz outras séries de denúncias na área da saúde, que podem ser lidas na íntegra no post "Auditoria Geral não fiscalizará gastos do governo Roseana", onde ele fez o comentário, que em parte destaco aqui. 



Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog