DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeiro Festival do Abacaxi em Turiaçu

 
Associação de Produtores promove o primeiro curso de beneficiamento do Abacaxi que contou com a importante articulação voluntária do Técnico Agrícola e também produtor Osvaldo Luiz(foto).


O Festival do Abacaxi acontece de forma diferenciada pela primeira vez neste mês de outubro no povoado Serra dos Paz a aproximadamente a 5km de Turiaçu, atrai para o município que fica a aproximadamente 465 km da capital maranhense, considerável quantidade de turistas. O evento aproveita a farta colheita de abacaxi, no mês de outubro para estimular a comercialização de doces, compotas, licores, Geléia com pimenta, cocada,

Geléia sem pimenta e outras iguarias produzidas tendo a fruta como ingrediente. Em Turiaçu, abacaxi não é sinal de problema, mas sim de turismo.


O acesso ao município de Turiaçu é pela MA-209, inaugurada pelo Governador Cassado Jackson Lago em 21 de novembro de 2008, estrada construída a partir do zero, o sonho de duas populações que viviam sem comunicação. Turilândia e Turiaçu estava praticamente isolados.

Para quem gosta de um delicioso abacaxi em doces, tortas, e outras guloseimas, não pode ficar de fora do 1º Festival do Abacaxi, no município de Turiaçu/MA, realizado no período de 17 a 25 de outubro de 2009.


No primeiro de programação houve um Culto dirigido pela Igreja Assembléia de Deus, no segundo dia uma visita Técnica com o professor Gusmão para avaliação do experimento sobre a adubação do abacaxi e na terça-feira houve uma palestra promovida pelo Sebrae.

o evento está sendo organizado pelos Agricultores do Município através da Associação de Produtores da Serra dos Paz e terá como atração este ano o desfile da Rainha do Abacaxi que acontecerá no domingo(25).

A Associação de Produtores da Serra dos Paz, parceiros e demais organizadores discutiram a programação do 1º Festival do Abacaxi 2009 e tem na sua programação promover dois cursos de Beneficiamento da fruta.

O Festival contou com o apoio do Sebrae, Senar, Uema(CCA), Secretaria de Agricultura do Estado do maranhão, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Prefeitura Municipal de Turiaçu.

Encerramento de Curso em Turiaçu


Hoje aconteceu o encerramento da primeira turma que reuniu 15 participantes e teve o encerramento as 17h.

O primeiro curso de Beneficiamento do Abacaxi do primeiro Festival do Abacaxi teve início dia 18 e encerrou hoje(20). O Curso foi ministrado pela Professora Glória. Ela diz que o objetivo é aproveitar tudo, inclusive a casca do abacaxi, com o qual é possível fazer o licor apreciadíssimo.

Após a solenidade de encerramento foi servido um delicioso creme de Abacaxi. Quinze pessoas participaram deste curso e já solicitaram outros, o que foi atendido pelo principal fomentador do evento, o Técnico Agrícola Osvaldo Luiz.


Osvaldo Luiz(foto) disse que o seu objetivo ao levar curso para o seu município é preparar a comunidade para obter renda do Abacaxi.



Considerável estrutura, venda de comidas, artesanato e outras atrações prometem agitar o público nos 8 dias de folia. O festival promete movimentar a economia local com geração de emprego e renda á comunidade.

O Festival do Abacaxi indica se transformar nos anos seguintes num atrativo para a população turiense, uma vez que a festa já é bastante badalada o que contribuirá para fazer com que a cidade seja tomada por pessoas vindas de vários municípios e até de outras regiões.

E para finalizar não poderia deixar de também registrar a presença do editor Chagas Freitas(entre a professora Glória e uma participante) no encerramento do curso.


SOBRE A HISTÓRIA DO ABACAXI AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog