DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MUNICÍPIO DE PENALVA E SUA ORIGEM

PENALVA E SUA ORIGEM
O nome Penalva possui duas origens: A lendária e a literal. A origem lendária faz referência aos primórdios da colonização, devido a grande quantidade de alvas plumagens que se espalhavam pelas margens do lago Cajari, formando verdadeiros lençóis de cor alva. Certo dia um primitivo habitante encontrou uma grande pena de coloração alva, surgindo da junção desses dois temos (pena+alva) o nome Penalva.
No entanto, a verdadeira origem do nome Penalva está relacionada com Penalva do Castelo, cidade portuguesa próxima à fronteira espanhola. Alguns colonos tinham por hábito fundar povoados e vilas com o nome de suas terras em Portugal. Diante dessa perspectiva o oficial português Luís de Albuquerque, de passagem pela região do Maracu (rio que banha a cidade) alterou o nome do povoado existente São José do Cajari pra São José de Penalva em 1785. Essa origem foi comprovada definitivamente em 1999, graças ao notável professor e pesquisador Carlos Alberto de Sá Barros (Cabeh), em contato com a Câmara Municipal da cidade portuguesa de Penalva do Castelo.
Foi no governo de Dr. Herculano Parga que Penalva adquiriu sua autonomia administrativa, em 10 de agosto de 1915 passou a município. No entanto, a completa autonomia só veio em 09 de dezembro de 1938 quando o município passou a sede de comarca que se instalou a 04 de dezembro de 1955. Nodzu Jansen de Melo foi o primeiro juiz e Rui Façanha de Sá o primeiro promotor.
Inicialmente, o poder municipal era exercido por prefeitos nomeados pelo governo estadual conhecidos como intendentes e com a queda da ditadura de Getulio Vargas (1945) a redemocratização volta com a realização de eleições em dezembro de 1947. a partir daí tivemos os seguintes prefeitos eleitos:
1) Estevam Travassos – 1948
2) Wilson Marques – 1951
3) Cavour Maciel – 1957
4) Aquino Mendes – 1961
5) José Marques – 1966
6) Wilson Marques – 1970
7) José Gonçalves – 1973
8) João Mendes – 1977
9) José Gonçalves – 1983
10) Derze Barros – 1989
11) Roberto Mendes – 1993
12) Lourival Gama – 1997 a 2004
13) Nauro Sérgio Muniz Mendes – 2005 a 2008
14) Maria José Gama Alhadef (Zeca Gama).

Um comentário:

  1. Penalva tem um Hino mais bonito da baixada do Maranhão eu tenho orgulho de ser um Penalvense.

    ResponderExcluir

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog