DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

terça-feira, 30 de junho de 2009

TURIAÇU, AQUI COMEÇOU O BRASIL

Veja aqui sobre o folclore de Turiaçu

Dados históricos do município de Turiaçu

Com as recenets descobertas em foco a data de fundação do município passou a ser o ano de 1848 e seu fundador DUARTE PACHECO – O território de Turiaçu antes de ser elevado a lugar, era, no século XVII, conhecido por Aldeias dos índios Taramambeses, também chamados tarmambeses, taramambeses, teremembeses e tremembreses, tendo ali os Jesuítas uma missão. Tais índios ocupavam o litoral, desde o Rio Turiaçu até o Rio Caeté, Bragança, estado do Pará; eram antropófagos e os mais hábeis nadadores a que encontraram no Brasil os portugueses. Sem outra embarcação, que a dos seus próprios braços, e ás vezes com auxílio de uma pequena embarcação e um remo, além de atravessarem muitas léguas de águas, conservaram-se também debaixo dela por longos espaços de tempo, livres de receio; e aproveitando-se, naquela época, desta habilidade, de noite, se algum navio fundeava num baixo mui perigoso que havia na vizinhança das suas moradas, empenhavam todas as diligências para lhe cortar a amarra, para que, buscando, como buscavam logo, o seu fatal naufrágio, apoderarem-se dos despojos da carga e das vidas dos pobres náufragos para satisfazer a a brutalidade de sua gula.Jesuítas uma missão.

A origem do nome Turiaçu vem de TURY-ASSU, TURY significa: facho, fogueira, incêndio e ASSU-AÇU significa: grande, considerável, portanto o nome Turiaçu quer dizer: facho grande. Outra tese refere-se aos índios que habitavam a margem esquerda do rio Turiaçu denominados Turiuara, Tupivara...Etnônimo Turiwara. Índios conhecidos como os senhores do Turiaçu. A terceira tese segundo o geógrafo Teodoro Sampaio – “Turi é o nome de uma arvore também conhecida como turiúva ou carapeirana; dá cachos com bolotas áureas e foi alterado para turi-turiaçu, o turi-grande’.

Tendo o Governador do Estado do Maranhão, Inácio Coelho da Silva, na sua viagem, que fez ao Pará, estacapado de ir à costa em um naufrágio e de cair em poder dos silvícolas, mandou, em 1679, uma expedição, sob as ordens do capitão-mor do Maranhão Vital Maciel Parente, seguida, também de alguma infantaria da Guarda da Praça do Pará, a qual exterminou toda a tribo, sem distinção de sexo nem idade.

Primeiramente, a povoação do Turiaçu esteve situada na margem do rio dese nome, perto do afluente Paruá, muitas léguas acima do lugar onde se acha a atual cidade, e foi por ali que passou o Governador Gonçalo Pereira Lobato e Souza; mas foi assaltada pelos índios, os quais mataram quase todos os habitantes a flechadas e destruíram a povoação.
Os moradores que escaparam ao massacre desceram o rio até à costa e, aí, em uma pequena ilha, assentou nova povoação, que pouco durou, porque, aparecendo á peste da varíola, morreram muitos e os outros se mudaram, edificando nova povoação com o nome, que sempre teve, de São Francisco Xavier do Turiaçu, no lugar denominado Ribeira, onde construíram uma igreja: foi o padre Antônio Vieira quem, após haver tomado posse de todas as aldeias indígenas do maranhão em abril de 1655 deu à dos Taramambeses do Turiaçu, para o Orago, São Francisco Xavier, o grande Apóstolo das Índias.

Em 1671, o padre oão Felipe Bettendorf refere-se a baia de Turiaçu, que atravessou na viagem que fez do Pará ao Maranhão, com o Governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho; -“em aquela ocasião, foi, uma noite, em terra, a passar da baia de Turiaçu, e só cheguei à outra banda pelas sete horas do dia seguinte para dizer missa”.

Segundo Baena “Compedio das Eras do pará” Turiaçu foi criado lugar em 1754, quando passou a ter Juiz Vintenário.

Em 1819, o estado da povoação de Turiaçu era o seguinte: 46 casas de pau-a-pique, cobertas de palha; 13 de telha; uma igreja coberta de palha, tendo um destacamento de 04 soldados e uma anspeçada (antigo Posto Militar acima de soldado, e sob as ordens de cabo).

A vila e o município de Turiaçu foram solenemente instalado no dia 13 de fevereiro de 1834. nesse dia foi deferido o juramento aos novos Vereadores, e, em seguida, o Presidene da Câmara de Bragança deu posse ao Presidente e novos vereadores da Câmara de Turiaçu, e ficaram assim instalados o município e a vila. Em 14 de novembro de 2003 o Senado Federal prestou uma homenagem a Câmara de Turiaçu por ser uma das pioneiras do Brasil conferindo-lhe um diploma.

O município de Turiaçu foi desanexado da província do Pará e incorporado á do Maranhão por Decreto Imperial nº 639, de 12 de julho de 1852. (Era, há esse tempo Presidente da Província do Maranhão o tenente-general Manuel de Sousa Pinto Magalhães. Foi ele quem pôs o “Cumpra-se” no decreto imperial tendo sido agraciado com o título de Barão de Turiaçu).

A história do Município de Turiaçu desponta para o provir como uma bela pagina da história do Brasil, constituindo-se em orgulho para os filhos que aqui nasceram e que clamam que se faça justiça: “AQUI COMEÇOU O BRASIL EM 1498”.


Fonte: Câmara Municipal de Turiaçu conforme ofício de nº 012/2004 de 23 de julho de 2004. Endereçado ao presidente executivo da Revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog