terça-feira, 30 de junho de 2009

Origem de Turiaçu Maranhão

Aqui, ROTEIRO HISTÓRICO DE TURIAÇU

TURIAÇU-MA

ORIGEM
A origem do nome vem de TURY-ASSU, TURY significa: facho, fogueira, incêndio e ASSU=AÇU significa: grande, considerável, portanto o nome Turiaçu quer dizer facho grande. Outra tese sobre o nome Turiaçu provém sobre os índios que habitavam à margem do rio Turiaçu denominados Turiuara, Tupivara...Etnônimo Turiwara, “Índios conhecidos como os senhores do Turiaçu”.

O ilustre Professor Robson Campos Martins na monografia de sua autoria “Turiaçu de Ontem e Hoje” apresentado a Câmara Municipal de Turiaçu em 27 de janeiro de 1959 diz que Turiaçu foi uma aldeia de índios conhecidos por teremembeses, também chamados taramembés e tremembeses. Tais índios ocupavam o lioral desde o rio Turiaçu até o rio Caeté, Bragança, Pará. Segundo os habitantes primiivos de Turiaçu esses indígenas faziam fogueiras à noite para iluminação de suas moradias e servirem de orientações para as pequenas embarcações tipo igara que saiam para pescar no rio Turiaçu e na volta da pescaria se orientavam através dessas fogueiras.

O primeiro núcleo demográfico do município foi fundado pelos Jesuítas em 1754, localizado na margem esquerda do rio Turiaçu, na confluência do rio Paruá, à margem da Estrada Viana-Belém, recebeu o nome de São Francisco Xavier do Turiaçu.

Essa povoação foi atacada pelos índios em 1776 no mais terrível assalto que registra a sua história. Quase todos os seus habitantes foram mortos à flechadas só escapando alguns deles que valendo-se de pequenas embarcações, conseguiram fugir rio abaixo, indo se estabelecer em uma ilha situada no rio Mutuoca e que mais tarde ficou conhecida por ilha do Coréia, porque depois de abandonada por seus moradores, nela ficou residindo um amigo da solidão, de nome Manoel Correia.

Pouco tempo esteve a povoação de Turiaçu naquele local. Nem mesmo foi levantado um templo em honra do lugar. Adveio-lhe um surto de varíola que dizimou a sua escassa população. Os que foram poupados, transferiram-se em 1870 para a margem esquerda do Rio Turiaçu, o igarapé da Ribeira, hoje conhecido por Castanhal.

Em 1805 os moradores da Ribeira foram aos poucos se transferindo para o local onde ficou definitivamente assentada a povoação e deu origem a atual cidade de Turiaçu esse local foi antigamente uma fazenda de propriedade do português José Antônio Fernandes a casa desse português existiu até 1839 na rua da Praia, quando cedeu lugar a novas construções.

Temos quatro datas importantes relacionada com o município de Turiaçu:
I- Fundação 1754 (pelos padres Jesuítas);
II- Povoamento data de 1805;
III- Elevado a Vila, em 13 de fevereiro de 1834;
IV- Elevada a categoria de cidade em 11 de julho de 1870 (Decreto Imperial nº 897).

Situação geográfica: O município está localizado na Mesorregião OESTE MARANHENSE E microrregião do Gurupi.

Limite: ao norte com o oceano Atlântico, ao sul com o município de Turilândia, ao leste com o município de Bacuri e ao oeste com o município de Cãndido Mendes.

Pontos Extremos: ao norte Pontas do Atins (oceano Atlântico), ao sul nascente do rio Caxias, ao Leste foz do rio Caxias e ao Oeste nascente do Igarapé Duas Antas.

Superfície: 2.578 (Quilômetros quadrados)
População: 32.491 habitantes est. 2007
População rural: 22.265 habitantes
População urbana: 10.226 habitantes
Densidade demográfica: 13,3 habitantes por quilômetros quadrados.
Eleitores: 22.207 DETALHES AQUI

INDICADORES:
Indicadores IDH 0,567 PNUD/2000
PIB R$ 29.798.478,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 886,31 IBGE/2003

Clima: quente e úmido média de mais de 18Cº em todos os meses com 4 a 5 meses secos, as chuvas ocorrem frequentemente do mês de janeiro a julho.

Vegetação: é predominante a Floresta Pré-Amazonica, apresenta áreas de campos limpos no sul do muni´cipio e Planície Costeira onde predomina os mangais.
Solo: é de argila, cascalho e em alguns trechos apresenta predregulho.
Relevo: o relevo do município é composto por planícies liorãneas, tabuleiros Costeiros e depressão do Meio-Norte, as serras não ultrapassam os 200 metros de alturas, as principais são: serra dos Paz, Monte Alegre (antigo Tucurubão), Alto São Benedito (sede) e Santa Maria (São Romão).

Rios: Rio Turiaçu, Caxias, Caqueira, Carapanaí, Mutuoca, Piligrino Ferreira, etc.

Rio Turiaçu faz parte da Bacia hidrográfica do Nordeste Ocidental, nasce na Serra da Desordem, na latitude Meridional de 4º7’ e depois de percorrer 402 Km desemboca na Baia de Turiaçu.

Segundo o Coronel Pereira Lago, que o explorou em 1821, diz ele: “É notável tudo nesse rio as águas são tais, que um copo delas quase não contém barro, isto por toda a sua extensão. Outra coisa se observa: que há sempre expressa néboa nas margens e que só depois do sol estar uma hora sobre o horizonte se desfaz. Nas coroas deste rio no lugar chamado Brito Mutá, manifesta-se o fenômeno da pororoca, a qual vai caminhando cinco léguas até o lugar Itapeoa’.
Segundo estudos da foz do Rio Turiaçu até a foz do Rio Oiapoque no Amapá localiza-se a maior reserva de camarões do mundo.

No lugar chamado de Espanha próximo a ponta de Mutuoca existe uma espécie de Peixe-boi chamado na região de Maratim.
Banha as cidades de Nova Olinda, Santa Hlena, Turilândia e Turiaçu.
Lagos: Lago do Caxias, Lago grande, lagoa Postema, Lago do Paxiba e Lago do Fundão.
Baias: Baia de Turiaçu (considerada a 2ª baia do Estado), Baia de cunhã-cuema e Baia de Mupéua.

Ilhas: As mais importantes estão localizada na foz do rio Turiaçu destaque para o Atol dos Atins formado pelas ilhas de Igarapé Grande, Atins, Sababa, cunhã-cuema  Areia Branca. Temos ainda as Ilhas dos Pássaros, Ilha japariquara, Ilha Tomacatinga, Ilha Miramar.

Pontas: Mutuoca, Ponta Grossa, Brito Mutá e Jutaí.

Praias: Igarapé Grande, cunhã-cuema, SAbaba, Ilha dos Pássaros.

Situação Econômica: a economia do município baseia-se principalmente da atividade agrícola, pesca e comércio.

Principais produtos agrícolas: mandioca, milho, banana, arroz, feijão etc.

Pecuária: bovinos(gado de corte) suínos, bubalinos, caprinos, ovinos, asininos (asnos e jumentos), eqüinos, e avicultura.

Extrativismo vegetal: abacaxi, acaçi, buriti (pajaroba), cupuaçu, babaçu, bacuri, murici, caju, madeira em tora (andiroba, maçaranduba, pau-d’arco, sapucaia etc.).

Extrativismo animal: destaque da pesca do mar: bagre, pescada, mero, uritinga, camurim, tainha, bandeirado e a família do nhorre; (jurupiranga, cangatã e cambeua), pescada mole (go), caranguejos, camarões, sururu etc. peixes da água doce; perambutáua, traíra, jeju, acara, jandiá, curimatá, pirapema, etc.
Observação: no mês de abril acontece o fenômeno da invasão das águas do rio Amazonas fazendo a produção pesqueira da região do litoral do município diminuir bastante. Merece destaque a recente implantação de camarões em viveiros na localidade de São Jerônimo (Santa Bárbara).
Caça: ainda é praticada no município apesar da proibição do IBAMA destaque para as cutias, catitus, patos selvagens, viados, pacas, tatus, capivaras etc.

Extrativismo mineral: sal marinho é produzido em pequenas salinas de cunhã-cuema , Santa Bárbara e Antonio Dino. Ouro teve grande apogeu nas minas da Conceição e Cumaru garimpos esses esgotados, hoje ainda é extraído em pequenas quantidades nos garimpos do formigueiro, garimpo de Cateuara, garimpo do lago, garimpo da Ilha do Meio, Pedra Branca, Rio Grande, Rio da Mina, Camélia, Mofento e Santa Rita.

Principais povoados: Colônia Amélia, Vila e Porto Santo, Nova Caxias, Mutuoca, Sababa, Canarinho etc.

Transportes: liga-se com o município vizinho de Turilândia através da rodovia MA-209.
Símbolos municipais: A Bandeira Municipal contém 10 cores, o verde e o amarelo mantém a tradição das cores nacionais, distribuído do seguinte modo: um retângulo de três faixas amarelas tendo em seu ângulo superior esquerdo um retângulo com duas faixas de cor preta e três de cor branca, começando de cima para baixo com a faixa vermelha.

No ângulo superior esquerdo contém um retângulo de cor azul-anil com um circulo branco contendo em si, dois ramos cruzados na cor verde-mata, e um braço direito estendido firmando pira simbólica, na cor marrom, com uma chama na cor vermelho-fogo voltada para a esquerda.

Sobrepondo a base dos ramos, figura uma fita de cor amarelo-ouro voltada para a esquerda cor preta contendo a seguinte inscrição: “13.02 – Turiaçu – 1834”. Data que o município foi elevado à categoria de vila.

Brasão Municipal: p Brasão do município contém dois ramos cruzados em “V”, na cor verde mata simbolizando a flora pré-Amazônica turiense.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES:
Em 1679, o então Governador do Maranhão, Inácio Coelho da Silva, determinou a ida de uma expedição ao território, que exterminou a tribo. Daí em diante, Turiaçu continuou a ser missão e ponto militar. Em 1833, foi elevada à categoria de vila, desmembrado de Bragança. Seus habitantes lutaram por muito tempo para que a povoação passasse à jurisdição do Estado do Maranhão, o que só foi possível, em 1852, por Decreto Imperial. A cidade surgiu em 1870. A origem do nome, segundo Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, no Dicionário da Língua Geral, é “tory”, que significa “tacho”. Por tradição popular, turiaçu significa “tacho grande”.
Formação Administrativa Elevado à categoria de vila com a denominação de Tury-Assú, por Carta Régia. de 16-02-1818, desmembrada da vila de Bragança. Sede na vila de Tury-Assú.
Pelo decreto de 12-06-1852, transfere a vila de Tury-Assu da vila de Bragança para antiga prolincia do Pará. Elevado à condição de cidade com a denominação de Turiaçu, pela lei provincial nº 897, de 11-07-1870. Pela lei municipal nº 6, de 23-03-1893, São criados os distritos de Igarape-Açu e Maracassume e anexados ao munincípio de Turuiaçu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Turiaçu, Igarape Açu e Mara Cassumé. Pela lei estadual nº 1151, de 16-04-1924, é criado o distrito de Cândido Mendes e anexado ao município de Turiaçu. Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, confirmado pelo decreto estadual nº 539, de 16-12-1933, o município de Turiaçu adquiriu o extinto município de Carutapera. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 3 distritos: Turiacú, Carutapera e Cândido Mendes. Não figurando os distritos de Igarape Açu e Maracassumé. Pelo decreto nº 832, de 03-06-1935, desmembra do município de Turiaçu o distrito de Carutapera. Elevado à categoria de município. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Turiaçu e Cândido Mendes. Pelo decreto-lei estadual nº 155, de 06-12-1938, é criado o distrito de Presidente Vargas, com território desmembrado do distrito de Cândido Mendes e anexados ao município de Turiaçu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Turiaçu, Cândido Mendes e Presidente Vargas. Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o distrito de Presidente Vargas passou a denominar-se Aurizona. Pela lei estadual nº 190, de 22-11-1948, desmembra do município de Turiaçu os distritos de Cândido Mendes e Aurizona ex-Presidente Vargas. Para formar o novo município de Cândido Mendes. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

5 comentários:

  1. Voce teria como me mandar uma foto do Prpof. Robson ??? vazleopoldo@hotmail.com
    Para o IHGM, pois o mesmo fez parte do mesmo e estamos escrevendo o perfil dos ocupantes de cadeiras...

    ResponderExcluir
  2. só atentar,para a escrita de "cunha=coema",para "cunhã-cuema.

    ResponderExcluir
  3. OLá Claudionor Baldez, foi ótima a sua observação, a correção foi realizada. Sucesso a vc e toda sua família!

    ResponderExcluir
  4. Oi Chagas
    Gostei muito das informações que você relata no seu blog, principalmente as que você relata da fundação de Turiaçú, sou estudante de história da UFPA e meu trabalho de conclusão de curso se reporta a esta separação de Turiaçú de Bragança e a transferência do mesmo para a Província do Maranhão, sendo que anterior a este período pertencia a Província do Grão Pará, porém o que aguça a curiosidade é justamente a descoberta do ouro neste município e os conflitos que ali se instalaram.
    O que você sabe sobre isso? Quais fontes você usou para escrever seu blog?
    Se for possível, me responda, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Meres Furtado,
      A fonte dos documentos utilizados nas postagens sobre a história de Turiaçu, é a Câmara Municipal daquele município.

      Excluir

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

BLOG DA REVISTA DO MARANHÃO, MaranhenCidades

A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

Minha lista de blogs

DESTAQUES_OUTROS

ON ALT ON ALT ON ALT ON ALT ON ALT ON ALT

AVISO DO BLOG

Se algo contido no Blog é de sua Propriedade ou lhe causa Dano ou Prejuízo, entre em contato pelo e-mail tcfcpf[arroba]hotmail.com que será analisado a possível retirarada ou alteração do conteúdo do Blog o mais rápido possível.
13-01-2010

LinkWithin

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...

A Sanha do Prefeito Chutador

A Câmara Municipal de Turiaçu, apreciou e aprovou na tarde do dia 17 de junho, o Decreto Legislativo, o projeto é de autoria do vereador Oim Rabelo, que concede o título de cidadania turiense ao Oficial de Promotoria(antiga denominação), o blogueiro Chagas Freitas.
...(revendo meus arquivos de áudio, encontrei esta música,

ouça com atenção e...)tire suas conclusões e escreva um e-mail para este blog, com seus comentários.

Atenciosamente,
Chagas Freitas
www.radarluminense.com
Integrante da Rede Maranhense de Blogueiros.
Se você tem algo para contar sobre sua região ou sobre a sua rua ou do seu bairro, entre em contato pelo e-mail tcfcpf[arroba]gmail.com o mais rápido possível, enviar fotos e relatar o fato.
17-04-2010

DIVULGA

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.
Se você tem interesse em integrar a equipe de autores deste blog, entre em contato por e-mail tcfcpf[arroba]gmail.com o mais rápido possível, em seguida você receberá convite para efetivar cadastro, se tornando também um blogueiro associado a um trabalho sério e respeitado.


17-04-2010

CIDADANIA

Telejudiciário

08007071581

Informações - Sugestão - Denúncia


Ouvidoria-Geral do Ministério Público
Ligação gratuita Diskmp através do 0800-981600

Corregedora-Geral do Ministério Público
e-mail: corregedoria@mp.ma.gov.br
Tel (98) 3219-1609 / Fax (98) 3219-1751

AVISO



::Regras::

1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais;

2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;

3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;

4. Comentários anônimos serão recusados;

6. Para deixar sua URL comente com OpenID;

7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";

8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.

PS.: Chegar aqui xingando os comentaristas do blog ou fazendo acusações que podem repercutir em processos judiciais contra a minha digníssima pessoa não pode. Apago mesmo. Essa porra não é casa de puta governada por sacana. Você querendo pode questionar o editor, mas anônimo aqui não tem vez!
Grato,
O editor.

DADOS BANCÁRIOS PARA DEPÓSITOS

CAIXA ECONÔMICA AGÊNCIA: 1576 CONTA POUPANÇA: 01300058082-9 NOME: FRANCISCO DAS C P DE FREITAS

Sou notícia no Infy

Infy

Divulgadores

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

DOAÇÕES:

QUER FAZER UMA DOAÇÃO
OU SE PREFERIR NA OPÇÃO A SEGUIR:
INTERESSADO(A) EM SER AUTOR DESTE BLOG DEVE ENVIAR E-MAIL PARA: tcfcpf@gmail.com E AGURADAR INSTRUÇÕES PARA SE CADASTRAR!

Populares

Seguidores

Pesquisar neste blog

Carregando...

Divulgar este blog

DICAS