DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

domingo, 14 de junho de 2009

Lagos da Baixada

Do blog SOU BAIXADEIRO
As áreas alagáveis formam ecossistemas de extrema importância para a manutenção dos sistemas fluviais, tendo no regime de cheias papel fundamental na regulação dos processos de produção, consumo e decomposição, bem como na troca de matéria e energia entre os organismos e o meio ambiente.
As alterações dos pulsos de inundação determinam variações das características físicas, químicase biológicas de ambientes alagáveis que, por sua vez, influenciam a estrutura e dinâmica das comunidades aquáticas. Dentre estas, encontra-se o fitoplâncton, grande responsável pela produção primária dos ecossistemas aquáticos. As, alterações nessa estrutura e dinâmica são fenômenos de grande relevância não somente para a própria comunidade, mas também para o metabolismo do ecossistema como um todo.Os campos naturais inundáveis da Baixada Maranhense formam um sistema constituído por lagos rasos temporários, lagos marginais e lagos permanentes, sendo considerado bastante complexo do ponto de vista ecológico. Devido à sua mportância, esta região foi estabelecida como Área de Proteção Ambiental (Decreto nº11.900 de 11 de julho de 1991), contudo, apesar do “status” de Unidade de Conservação, vem ocorrendo anos ambientais ao longo das últimas décadas, sendo a criação extensiva de búfalos apontada como um dos principais problemas, além de projetos de irrigação e construção de barragens. Diante disso, estudos que abranjam as diversas comunidades biológicas que compõem estes cossistemas são extremamente importantes para que se possa não só caracterizá-los, mas ambém subsidiar tomadas de medidas de manejo e futuros monitoramentos.A Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense é descrita como uma das sete regiões ecológicas do Estado do Maranhão (Pré-Amazônia, Cerrado, Cocais, Baixada Maranhense, Litoral, Chapadões e Planalto).
Com uma área de 1.775.035,6 ha e abrangendo 23 municípios, a Baixada Maranhense possui o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste, as quais contribuem com elevada produtividade pesqueira, base de sustentação alimentar e de renda das populações locais.Nessa região, predominam terras planas, baixas e inundáveis com vegetação de manguezais, campos aluviais e flúvio-marinhos e matas de galeria. Seu complexo lacustre resulta das inundações sazonais dos rios Pindaré, Pericumã, Mearim, Aurá e Turiaçu.
Há dois períodos sazonais a se considerar: um período de cheia, de janeiro a julho, quando os riose lagos perenes transbordam inundando os campos e transformando-os em extensos lagos de pouca profundidade, e um período de seca, de julho a dezembro, quando os campos ficam secos, propiciando o aparecimento da vegetação, a qual é constituída principalmente por gramíneas e ciperáceas .O lago Cajari, considerado o maior lago da região da Baixada Maranhense localiza-se na cidade de Penalva e interliga-se ao Lago Capivari, através do rio Ponta Grossa. Compõe o sistema lacustre Viana/Cajari, integrante da bacia do rio Pindaré. É caracterizado como um lago do tipo permanente e tem rande importância econômica, sendo considerado o maior e mais rico lago em pescado da região, principalmente depois da construção de uma barragem que aumentou seu volume de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog