DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

terça-feira, 30 de junho de 2009

HISTÓRIA DO ABACAXI DE TURIAÇU


Veja aqui TURIAÇU, AQUI COMEÇOU O BRASIL

Origem da primeira muda: em 1884 na localidade Serra, (atualmente conhecido como Serra dos Paz), na casa de taipa do Senhor Ezequiel Paz, um andarilho pediu hospedagem, ou seja abrigo para passar uma noite. Conta-se que foi bem recebido pela família Paz.

O senhor Ezequiel Paz lhe ofereceu de jantar uma galinha caipira ao molho pardo, produção de seu quintal.

Pela parte da manhã ao se despedir tirou uma muda de abacaxi de dentro de sua mala de couro, ou alforje. E disse: ao senhor Ezequiel Paz, que plantasse aquela muda de abacaxi, que o resultado seria obtido em dois anos.

Foi assim plantada a primeira muda de abacaxi, como um ano e seis meses produziu o primeiro abacaxi Turiaçu e da inflorescência surgiram 10 mudas.

Essas dez mudas foram plantadas e a se expandiram. E hoje é o mais doce o abacaxi e acharam uma delícia! Doce feito mel...

Com relação ás primeiras mudas plantada aqui na sede termos a informação que foram plantadas no perímetro compreendido da Rua Góis Monteiro, Tancredo Neves e Casemiro de Sousa, roça esta feita pelo senhor Valdemir Soares em 1966.

Sobre o andarilho que quer dizer àquela pessoa que anda muito...Esse andarilho era na realidade um garimpeiro, talvez oriundo do Estado de Minas Gerais. O que esteve fazendo em 1884 no município de Turiaçu? Provavelmente em busca de garimpos.

A tese é reforçada sobre relatos de acontecimentos relacionados ao “ano de 1876, numa área de 18 quilômetros quadrados, o Coronel Gonçalves Teixeira extraiu de uma só vez com o trabalho de oito homens, 1.419 oitavas de ouro de 22 quilates, contendo pedras de ouro maciço e onde mais tarde um trabalhador encontrou uma pedra de ouro pesando dois quilos. (Professor Ribeiro do Amaral o Estado do maranhão”, pági. 190)”.

Notícias estas que se espalharam pelo Brasil trazendo muitos garimpeiros a nosso município, que na época o pessoal chamavam de andarilhos.

Talvez esse andarilho não encontrou o tão sonhado ouro turiense, mas nos deixou um ouro muito precioso, o nosso: ABACAXI TURIAÇU!!!

O festival do Abacaxi do Município de Turiaçu foi oficializado pelo projeto de Lei nº 499/2003 e reconhecido e oficializado pela Lei Municipal nº 481/2003.


Em edição
Fotos serão inseridas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog