DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

domingo, 14 de junho de 2009

Comissão de Saúde constata necessidade de UTI em Pinheiro




Deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa constataram durante visita aos dois hospitais do município de Pinheiro a necessidade de funcionamento de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e instalação de bancos de sangue e de leite, além de um centro de imagem.
De acordo com a Comissão de Saúde, composta pelos deputados Arnaldo Melo, Cleide Coutinho, ambos do PSDB, e Márcia Marinho (PMDB), que visitou o município a pedido do deputado Penaldon Jorge (PSC), as adaptações proporcionarão melhor atendimneto à região, que é composta por 18 municípios da Baixada Maranhense.
Durante a visita ao Hospital Regional Antenor Abreu e à Maternidade Nossa Senhora das Mercês, os deputados estiveram acompanhados do prefeito José Arlindo (DEM), da secretária de Saúde, Sheila Lima Silva, dos vereadores Edinildo Soares (PRB), Beto de Ribão (PP), Gilmar Soares (PV) e Conceição de Maria (DEM), além do técnico da Vigilância Sanitária, Fernando Lopes. A comissão também visitou o Centro Ambulatorial de Pinheiro.
No Hospital Antenor Abreu - 52 leitos (uma sala de cirurgia, uma de parto e 14 enfermarias) e uma UTI desativada, foram detectadas algumas falhas na sua estrutura física. Já na maternidade - 52 leitos (pediatria e obstetrícia) - que passou recentemente por uma reforma, a estrutura está melhor.
Após a visita aos hospitais, a comissão se reuniu na sede da prefeitura para fazer uma análise. Na ocasião, eles receberam um relatório situacional da saúde de Pinheiro e também ouviram detalhadamente, tanto do prefeito José Arlindo, como da secretária Sheila Lima, explanações sobre o funcionamento da rede de saúde.
O presidente da Comissão, Arnaldo Melo - que é medico - destacou que Pinheiro tem uma posição geográfica muita importante para região da Baixada, possuindo um núcleo grande para atender não só população local como de todos os municípios que procuram atendimento de média e alta complexidade. Ele disse que a rede de saúde pública de Pinheiro encontra-se numa situação relativamente boa, mas precisa melhorar os seus serviços tanto na parte de urgência, traumatologia e clínica médica .
"O que eu percebo é que o atendimento na saúde melhorou; houve investimentos tanto na estrutura física como nos equipamentos e no setor de marcação de consultas. A observação que eu faço é que Pinheiro é a capital dessa região e que tem, portanto, o bônus de receber mais recursos e também o ônus de ter de cumprir a sua missão por ser cidade mais importante da região. Nós vamos encaminhar relatórios com sugestões ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, e à Promotoria de Saúde para que possamos direcionar recursos para Pinheiro de forma ordenada", disse Arnaldo Melo.
A deputada Márcia Marinho afirmou que gostou das instalações dos hospitais, mas destacou que também precisam ser feitas algumas melhorias. "A rede de saúde do município é muito boa, contando ainda com 15 equipes de Saúde da Família. Isso mostra que o administrador teve uma visão correta, de trabalhar na prevenção da doença", disse.
Ela ressaltou também a preocupação do deputado Victor Mendes (PV) em trazer melhorias para a saúde da região da Baixada. "Vamos lutar com ele para que os recursos venham e a região tenha uma rede de saúde de qualidade".
Cleide Coutinho também ficou satisfeita com a rede de saúde de Pinheiro, mas também entende que precisa de mais recursos para melhor atender a população. "O que precisa é que os recursos venham para cá, porque saúde é muito cara. Vamos ver se a gente consegue esses recursos junto com os deputados da terra. A comissão de Saúde está aqui pra fazer uma crítica construtiva e ajudar a cidade de Pinheiro, que merece todo nosso respeito", declarou.
Penaldon Jorge, por sua vez, considerou positiva a ida da comissão à Pinheiro. Disse entender que a visita poderá contribuir significativamente na melhora do atendimento na saúde. "A Comissão tem uma contribuição muito grande a dar para a saúde do município de Pinheiro nos próximos dias".
O prefeito José Arlindo considerou a visita dos deputados bastante positiva. "Precisamos realmente que a classe política se sensibilize com a nossa situação porque Pinheiro é um pólo - nós prestamos atendimento para toda a região. Por isso é necessário que se viabilize recursos para que o serviço prestado para a nossa população seja de boa qualidade", afirmou.
Fonte: Jornal pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog