DEIXE SUA CONTRIBUÇÃO EM COMENTÁRIOS

terça-feira, 12 de maio de 2009

A CRISE

Quando tudo parece desmoronar-se, é muito difícil manter uma atitude positiva. Ser positivo não significa ignorar os problemas, mas sim olhá-los com alguma esperança. A esperança pode evitar que o barco se afunde, mesmo quando tudo indica que tal irá acontecer...

A nossa vida é constituída por múltiplos períodos de crise. Todos nós gostaríamos que estes momentos não fizessem parte da nossa existência, mas nisto, como em muitas outras "coisas" na vida, não temos opção de escolha. A crise está geralmente associada a momentos de profunda mudança, sendo essas ocasiões difíceis e por vezes até muito dolorosas. Não há dúvida de que crise é também sinónimo de crescimento pessoal, mas para quem sofre crescer é algo perfeitamente dispensável.

Quando estes momentos difíceis passam e entram nos arquivos do passado, compreendemos que adquirimos estratégias que nos tornaram mais resistentes, que já não somos a mesma pessoa, que valorizamos muito daquilo que, no passado, nem sequer atribuíamos significado. A questão que se coloca é como gerir esses períodos da vida em que tudo parece negro, em que a luz ao fundo do túnel é apenas uma miragem. O apoio por parte das outras pessoas é, provavelmente, a regra básica mais importante. O isolamento aumenta o nível de stress e desolação. Penso que o ditado popular "A tristeza partilhada é tristeza dividida; a alegria partilhada é alegria multiplicada" se aplica aqui na perfeição. Atravessar uma crise sem qualquer tipo de apoio é, sem dúvida, demasiado arriscado.

Quando se opera uma grande mudança de vida é importante, de alguma forma, ter consciência do que isso implica. Contactar com pessoas que já viveram ou estão a viver uma situação semelhante pode dar pistas importantes. Se der oportunidade aos outros, estes poderão ajudá-lo a ter uma perspectiva mais clara das coisas. Há muitos dados que só obterá com a vivência da situação; mas outros, as tais pistas a que já fiz referência, poderão ser obtidos através de quem já viveu o mesmo. Ideias e novas perspectivas podem surgir de toda a parte, se para isso houver abertura.
A abertura ao outro não excluiu a necessidade da existência de momentos centrados no "eu", em que seja possível escutar os seus sentimentos mais íntimos. Os momentos de introspecção são fundamentais para que as mudanças tenham oportunidade de "assentar" e ganhar algum sentido. Respeitar cada período da nossa vida, por mais duro que este seja, é fundamental para que possamos ver para além de...
Por muito que lhe pareça impossível, é fundamental mesmo em momentos de crise, e sobretudo nestes momentos, arranjar tempo para comer, fazer exercício, descansar e para se distrair. A crise pode conduzir a excessos, deixando as pessoas sem energia para fazerem frente à doença ou à depressão. Qualquer actividade que ajude a descomprimir (a leitura, a realização de um passeio, a actividade física, conversar com amigos) poderá ser fonte de ajuda. Se se sentir melhor fisicamente e se os seus problemas lhe parecerem menos graves após a realização destas actividades, então estará a proteger-se de outros males, que poderão surgir e agravar ainda mais a sua já difícil situação.Quando tudo parece desmoronar-se, é muito difícil manter uma atitude positiva. Ser positivo não significa ignorar os problemas, mas sim olhá-los com alguma esperança. A esperança pode evitar que o barco se afunde, mesmo quando tudo indica que tal irá acontecer...
Embora tudo isto lhe possa parecer um verdadeiro receituário, confesso que dar receitas não foi o meu objectivo, até porque acredito muito pouco nelas. A verdade é que estas estratégias foram tão importantes para eu própria sobreviver à crise, que decidi partilhá-las!
FONTE: EDUCARE.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

Empresa Mexicana de produtos alimentícios e/ou nutricionais e naturais com a melhor e exclusiva tecnologia desenvolvida por cientistas da NASA, presente em mais de 20 paises, procura pessoas a partir dos 18 anos de idade Na Sua Cidade para érea de vendas e distribuição.


A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

OBRIGADO, POR SUA VALOROSA VISITA!

Oportunidades

Pesquisar neste blog